Fluxo de caixa – Este é um termo bastante conhecido no mundo empresarial, isso por causa da sua grande importância. Mas você sabe o que realmente é um fluxo de caixa? Será que as empresas elaboram seus fluxos de caixa?
Respondendo à pergunta um – o fluxo de caixa registra as entradas e saídas financeiras. Ou seja, tudo que se recebe e tudo que se paga através das contas de banco (corrente e aplicação) e do caixa. Nenhuma movimentação pode ficar de fora, pois todas as informações são importantes para a análise do fluxo de caixa.
Respondendo à pergunta dois – Pelo que tenho visto nos meus trabalhos de consultoria, quanto menor a empresa menor também é a prática da elaboração e análise do fluxo de caixa. A mortalidade das empresas iniciantes e de outras já com alguns anos de existência pode estar relacionada a esse fator. Sabem por quê? Numa frase bem simples: sem dinheiro ninguém sobrevive! Uma empresa pode até passar um bom tempo sem gerar resultados positivos (lucro). Mas sem dinheiro para pagar salários, fornecedores, aluguel, etc. não dá pra manter as portas abertas.
O fluxo de caixa pode responder a alguns questionamentos relacionados a gestão da empresa, por exemplo:
- A minha atividade operacional está gerando caixa suficiente para manter o negócio?
- Quanto precisarei tomar de empréstimo para equilibrar o fluxo de caixa?
- Como este empréstimo vai afetar o fluxo de caixa quando iniciar o pagamento das prestações.
- As despesas administrativas estão adequadas ou precisamos fazer mais economia?
- Posso aumentar o valor das retiradas dos sócios?
- A empresa pode conceder mais prazo de pagamento aos seus clientes?
Estas são alguns pontos para reflexão. Se você possui um fluxo de caixa e respostas para estas questões, ótimo. Se não tem é melhor repensar como está a gestão do seu negócio.
Em próximos textos vou aprofundar mais algumas questões sobre o fluxo de caixa.